Programação geral
Mariza Fernandes: Docente efetiva no curso de Jornallismo da Faculdade de Informação e Comunicação na Universidade Federal de Goiás. Coordenadora do OJU, projeto de extensão voltado para jornalismo de dados, checagem de fatos e combate à desinformação. Doutora em Geografia pelo Instituto de Estudos Sócio-ambientais (Iesa) da Universidade Federal de Goiás (UFG), com tese selecionada para publicação pela editora HUCITEC na coleção Diálogos da Diáspora. Mestre em Geografia pelo Iesa/UFG, na linha de pesquisa Dinâmicas Sócio-espaciais. Graduada em Comunicação Social - Bacharelado em jornalismo pela UFG. Pesquisadora do Laboratório de Estudos de Gênero, Étnico-Raciais e Espacialidades do Instituto de Estudos Sócio-Ambientais da Universidade Federal de Goiás (LaGENTE/IESA/UFG) e do Pindoba - Grupo de Pesquisa em Narrativas da Diferença-UFG, vinculado à Faculdade de Informação e Comunicação da UFG. Vencedora do Prêmio Pedro Krotsch de Estudios sobre la Universidad, edição 2017, e do Prêmio de Popularização da Ciência, da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC-GO), edição 2015. Membro permanente da Comissão de Heteroidentificação da UFG. Pesquisa os seguintes temas: Jornalismo de Dados, Inteligência Artificial no Jornalismo, ações afirmativas e relações étnico-raciais na comunicação.
Anne Vilela: Doutoranda em Arte, Cultura e Tecnologias pela UFG, especialista em História da Arte, graduada em Comunicação Social/ Audiovisual pela UEG. Atualmente Social Media e videomaker na SECOM da UFG.
Ana Julia Fernandes: Graduada em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pela UFG, especialista em marketing digital, cerimonialista de eventos. Atualmente Social Media e Videomaker na SECOM e PROEC/UFG.
Luiz Felipe Fernandes: jornalista, servidor Técnico Administrativo em Educação na Secretaria de Comunicação da UFG, mestre em Comunicação (UFG) e Doutor em Ciências (Fiocruz), na linha de pesquisa Divulgação, Popularização e Jornalismo Científico, com período sanduíche na University of Exeter (Reino Unido), onde integrou o CC Lab - laboratório de ciências sociais computacionais. É pesquisador no Instituto Nacional de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia (INCT-CPCT) e integra o Grupo de Pesquisa Ciência, Comunicação e Sociedade, do CNPq. É membro do Network for the Public Communication of Science and Technology (PCST Network). Atuou em emissoras de televisão em Goiânia, São Paulo, Brasília e Campo Grande, e também em redações de jornais como repórter e editor das áreas de Economia, Cidades e Educação. Possui 14 prêmios nas áreas jornalística, cinematográfica e acadêmica, incluindo o Troféu Luiz Gonzaga Soares no Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental; foi vencedor da edição 2023 do Prêmio Fapeg e segundo lugar no Prêmio Confap de Ciência, Tecnologia Inovação 2023 pelo trabalho desenvolvido em prol da divulgação científica.
Juara Castro: Professora da FIC/UFG. Graduada em Comunicação Social com habilitação em Relações Públicas pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e Mestra em Comunicação na Linha de Pesquisa em Mídia e Cultura pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Integrou os grupos de pesquisa em Estratégias Audiovisuais na Convergência e Heranças dos Contares, ambos financiados por agência de fomento (FAPEMA). Foi bolsista de pesquisa no projeto Rádio Web Híbrida (FAPEMA) e bolsista de extensão desenvolvendo a função de Produção Audiovisual nos projetos Conexão Rural e Memória Guarnicê, executados pela TV UFMA. Participou das equipes de Comunicação do Serviço Social do Comércio (Sesc) e Assessoria de Comunicação do Estado (Secom). Pesquisadora na área de Comunicação, Mídia e Cultura com enfoque em Cibercultura, Memória e Narrativas Seriadas Ficcionais e integrante do Grupo de Pesquisa Pindoba.
Anna e só: Arquiteta de sistemas de informação, uma das organizadoras do Outreachy, uma iniciativa da Software Freedom Conservancy, voltada para projetos de software livre e aberto em infraestrutura digital crítica, iniciativas humanitárias e ciência aberta. É estudante concluinte de Sistemas de Informação na Universidade Federal de Goiás (UFG). As suas áreas de interesse são teoria de sistemas, pesquisa operacional, gerenciamento de processos e estudos de governança.
Juliana Mendes: Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Cinema e Audiovisual da UFF. É uma das idealizadoras do podcast “Dazumana: a ciência sem jaleco”, pesquisando, escrevendo e apresentando os episódios. Trabalha para a Forest Criações, produzindo textos, roteiros e planejamentos para organizações socioambientais. É formada em Publicidade pela Universidade de Brasília (UnB) e Jornalismo pelo Instituto de Educação Superior de Brasília (IESB).
Leyberson Pedrosa: Doutor em Mídia e Tecnologia pela Unesp e Mestre em Comunicação pela Universidade de Brasília (UnB). Jornalista na EBC e divulgador científico, é um dos idealizadores do podcast “Dazumana: a Ciência sem Jaleco”. Colunista de tecnologia da Rádio Nacional SP com o “Ajudante Digital”, podcast distribuído pela Radioagência Nacional (EBC) e pelas principais plataformas de streaming. Pesquisa mídia e tecnologia, produção multimídia mobile, streaming e algoritmos de visibilidade da informação. Autor da proposta de lide algorítmico de SEO on-page para uso no Jornalismo (Lide FAOPs). Criou o primeiro formato de podcast do Jornalismo Público da EBC, “Histórias Raras”, que teve três temporadas abordando o diagnóstico, desafios e políticas públicas para doenças raras. Na graduação em jornalismo, criou o Projeto Dissonante, servidor de rádio web livre que apoiou centenas de rádios independentes entre 2007 e 2020.